sábado, 15 de dezembro de 2012

Das saudades e da nostalgia



Adoro o Natal, isso já não é novidade para ninguém. Também adoro recordar (e tentar, de certo modo, "recriar") as tradições de Natal da minha infância. E se há coisa que eu gostava de recriar e hoje em dia recordo com muiiitas saudades era o período das férias de Natal. Eram aqueles 15 dias, nesta época mágica, em casa (na minha e na dos avós), sem fazer rigorosamente nada e sem uma preocupação no mundo. Tenho saudades das manhãs a ver desenhos animados, das tardes a ler livros ou a fazer os trabalhos dos livros das Férias Constância (era tão nerdzinha!). E tenho saudades da ânsia à espera da meia-noite para abrir os presentes - e da batota de apalapar embrulhos e abanar para perceber o que lá estava dentro! -, de desembrulhar os presentes e deixar todas as minhas prendas encostadas à lareira para, na manhã do dia 25, ir analisar cada presente minuciosamente. E por falar na manhã de 25... o quanto apreciava o pequeno-almoço nesse dia, com os pais e o irmão ainda de pijama, todos em volta da mesa dos doces de natal (acompanhados de um leite achocolatado quentinho).

Criançada deste país que entra hoje de férias escolares: aproveitem bem estes dias mágicos e maravilhosos pois eles não vão durar para sempre. E quando acabarem vão deixar saudades. Muitas saudades.


Sem comentários: