quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Da magia dos livros

Porque há livros e livros. Existem uns que nos prendem do início ao fim e que nos tiram o fôlego (e o sono!) e outros cujo o nome das personagens já nem nos lembramos meia dúzia de dias depois de os terminarmos. 

A trilogia Millennium, do sueco Stieg Larsson, encaixa-se sem margem para dúvidas no primeiro grupo. Há anos (literalmente!) que já não lia com tanta vontade, muito por culpa da falta de tempo - é certo - mas também porque há já muito tempo que um livro (neste caso três!) não me prendia desta maneira. Em menos de duas semanas li os três livros e fiquei a suspirar por mais.

Não consigo deixar de me sentir um bocadinho egoísta por ter tanta pena que o homem tenha falecido o que significa que em vez dos dez livros que tinha pensado escrever, só nos deixou três. Acho que o facto de serem tão, tão bons ainda me deixa com mais pena de não haver mais sete para ler.

Stieg Larsson é um verdadeiro mestre e se um dia conseguir criar uma personagem que exerça em alguém metade do fascínio que Lisbeth Salander de Larsson exerceu em mim considero-me uma pessoa extremamente feliz. Acho difícil alguém não sentir admiração, empatia ou simplesmente fascínio por esta personagem tão complexa que o autor criou. É simplesmente avassaladora, um autêntico fenómeno literário.

Quando estava a começar o segundo livro resolvi ver o filme do David Fincher - Os Homens que Odeiam as Mulheres - com o Daniel Craig e a Rooney Mara e acho que os actores encaixam que nem uma luva nas personagens. A Rooney Mara então é soberba e, aliás, depois de ver o filme e enquanto lia os livros já era impossível pensar em Lisbeth Salander sem a imaginar na versão "Rooney Mara".



À falta de mais livros da saga resta-em agora ler "Os Segredos da Rapariga Tatuada", um livro que aprofunda a sociedade sueca caracterizada por Stieg Larsson, bem como outros detalhes sobre a obra e sobre a vida do autor. Não vai ser a mesma coisa, mas há-de servir para calar o "bichinho" Millennium durante mais algum tempo. Depois disso venham os restantes filmes de Fincher e os filmes da trilogia em sueco.